Entrevista a Joel Roque

Escrito por Oscar. Publicado en Entrevistas



Nombre: Joel Pedro Miranda Roque
Edad: 36
Profesión:  Coordenador Técnico de uma Academia de Futebol, Treinador de Futebol. Observador e analista de jogos

Joel Roque

 

Un futbolista
Michael Laudrup, pela elegância com que jogava e inteligência futebolística com que o fazia. Tática e técnicamente era excelente. Mas gostei de outros dentro deste estilo de Laudrup, os chamados nº 10. Gostei muito de Cruyff, de Balakov, Zidane, Rui Costa, atualmente delicio-me com Iniesta e David Silva.
Un futbolísta con el que has coincidido
Atualmente Messi é um fora de série, mesmo sendo português digo isto. O que ele faz em campo nem em jogos de consola se consegue fazer. É fortíssimo no 1x1, na leitura dos apoios do adversário, no vai e não vai, de repente arranca e a forma como tira adversários do caminho e à velocidade com que o faz é absolutamente fascinante, e à medida que faz isto não perde o discernimento de onde está a baliza, os adversarios e os colegas, tendo total lucidez para tomar a melhor decisão - se pode rematar, passar em tabelinha, para a desmarcação ou no apoio ofensivo ou simplesmente travar. É super inteligente e concentrado no jogo, muitas vezes parece que não, mas é, sobretudo quando a equipa está a atacar.
Un entrenador
Pela maneira como entendo o Futebol Pep Guardiola. Adoro a maneira como as suas equipas jogam. Um Futebol assente no coletivo, na equipa, onde todos atacam e todos defendem. Os jogadores divertem-se pois tem muita bola e recebem-na quase sempre em excelentes condições para jogar, a equipa não perde organização e é extremamente eficaz nos diferentes momentos de jogo. As equipas de Guardiola não fazem posse por fazer, fazem-no com o objetivo de chegarem ao golo o mais cedo possível e da maneira mais segura possível de ser golo, sabem gerir os ritmos de jogo, controlo total dos espaços fulcrais do mesmo e quando estão inspiradas naquele Futebol de passes curtos e rápidos parecem-me uma orquestra a tocar, é delicioso. Atualmente Maurizio Sarri, Paulo Fonseca ou um treinador português chamado Fernando Valente tem este estilo de jogo de posse que eu tanto admiro, mas verdade seja dita, sempre existiram treinadores a gostar deste estilo de jogo apoiado, de posse, a Holanda da “Laranja Mecânica” é um bom exemplo disso pelo seu Futebol super atraente.
Un gol
Por ser português um que ficará para sempre marcado na minha vida é o de Éder na final do Euro 2016 que nos deu a vitória! ? Por todo o simbolismo que as seleções nacionais representam. Todos os golos que acentam num jogo de passes, de criterio na tomada de decisão e de qualidade técnica me fascinam muito, mais do que jogadas individuais, mas sem tirar o valor a esses golos como é evidente, pois qualquer jogador que passe meia equipa, como Maradona, Messi ou Cristiano Ronaldo já fizeram, são grandes golos.
El mejor sistema de juego

Os sistemas táticos não são o mais importante nas equipas, mas sim as dinâmicas/rotinas que essa equipa tem. O sistema que acho mais equilibrado e que mais utilizei nas minhas equipas, também por ser o mais fácil de ser percepcionado, é o 1x4x3x3 porque é um sistema que permite muita profundidade e largura quando temos a bola e ao mesmo tempo temos muita gente no meio campo, no corredor central para fazer a bola circular ou para recuperá-la quando a perdemos. Mas como disse, tudo depende das dinâmicas ofensivas e defensivas das equipas. Por exemplo neste sistema de 1x4x3x3 eu gosto que os extremos baixem e ajudem o meio campo a defender, ficando muitas vezes 1x4x1x4x1, gosto que a equipa tenha muitas coberturas e não gosto que existam situações de 1x1 e 2x1 contra um jogador meu no meio campo defensivo.

Una jugada de estrategia
Hoje em dia as bolas paradas são decisivas, já muita gente se apercebeu disto e embora cada vez se veja mais jogadas estudadas em livres ou cantos, ou até mesmo em lançamentos, acho que falta ainda muita criatividade nestes momentos de jogo. Eu tenho algumas ideias para surpreender os adversarios.
Equipo de la categoría
Eu não jogo, neste momento treino. Vou dizer uma da 1ª Liga Portuguesa que tem muita qualidade, o Rio Ave. É uma equipa que acredita muito no seu modelo de jogo em posse, na circulação de bola, mesmo contra equipas com outros argumentos respeita sempre a sua ideia de jogo e tenta sair a jogar e chegar com a bola controlada à área adversária. A defender também são muito organizados, com uma linha defensiva que controla bem a profundidade e é bastante alinhada, a equipa bascula e encurta bem e é muito equilibrada defensivamente (existência de muitas coberturas) – fechando bem o corredor da bola e o central (sobretudo este). Também tentam condicionar o jogo adversário. Além de tudo isto tem jogadores que pela sua qualidade tatico-técnica e carisma eu admiro muito. O meu favorito é Francisco Geraldes (médio ofensivo).
El club de la historia
O meu Clube desde Criança é o Sporting. E sempre gostei do Sporting porque sempre tentaram jogar um bom Futebol, apoiado de pé para pé, e além disso sempre apostaram em jogadores vindos da Formação – Paulo Futre, Luís Figo, Simão Sabrosa, Ricardo Quarema, Cristiano Ronaldo, Nani, Rui Patrício, João Moutinho, William Carvalho, Adrien Silva, João Mário, Gelson, etc. E gosto de clubes que formam os jogadores desde pequenos dentro de uma ideia de jogo até aos Seniores e depois aí dão oportunidades aos jogadores para jogar. Outros grandes exemplos disto e que por isso sempre gostei são o FC Barcelona e Ajax FC.
Futbolista de la historia
Lionel Messi, pelos motivos que expliquei em cima. O jogador mais habilidoso e inteligente que vi jogar com regularidade desde que vejo Futebol, a velocidade e a simplicidade com que passa pelos adversarios, combina, desmarca ou faz golos são assombrosas. Só ao alcance de um génio.
Jugador con una gran proyección
Guardiola apercebeu-se logo e foi buscá-lo. Bernardo Silva é já nesta altura um fantástico jogador, mas acredito que com o tempo será ainda melhor, sobretudo tendo em conta a liga e o clube onde está, os colegas e o treinador que tem e a vontade, inteligência e profissionalismo que já demostrou ter. Vejo em Bernardo Silva muitas semelhanças com Messi. Tem um pé esquerdo fantástico, é muito forte no 1x1, rápido, muito criativo e perspicaz a perceber o jogo, grande capacidade de passe e remate, talvez lhe falte se tornar um pouco mais robusto, mais forte, se isso acontecer e ainda juntar a qualidade nas bolas paradas (livres diretos por exemplo), pode atingir o topo do Futebol mundial rapidamente, não tenho dúvidas disso.
Un momento deportivo
Eu não quero destacar um momento, pois esses são fáceis de destacar e nem sempre refletem o trabalho que tivemos para chegar ali, passam rápido e no dia a seguir já todos se esqueceram dos feitos (veja-se Claudio Ranieri no Leicester City, que depois de uma vitória épica na Premier League, passados poucos meses foi despedido) mas antes os vários momentos ao longo de uma época pelos quais passamos numa frase: devemos acreditar sempre nas nossas capacidades como treinadores, não devemos vacilar nem desmotivar por muito tempo, pois isso afeta os nossos jogadores, vale sempre a pena, quando acreditamos num processo e o tentamos aperfeiçoar todos os dias, se é visto, revisto e persistente, levará obviamente à melhoria dos jogadores e da equipa e os resultados serão consequência desse trabalho de base, por vezes é rápido por vezes demora mais tempo, mas no fim veremos sempre que valeu a pena e a equipa que temos será um feito desportivo.
Un consejo
Para os jogadores: acho que compreender melhor o jogo e desenvolver a sua inteligência ao máximo no própio jogo. Vejo muitos erros ao nível do critério  na tomada de decisão.
Para os treinadores: pensem um pouco mais fora da Caixa, criem, inventem coisas novas. Novos sistemas táticos, novas dinâmicas, novas maneiras de abordar os jogadores, novas metodologías e partilhem essas ideias em seminários, forúns ou cursos de treinadores. A parte que disse em cima sobre os jogadores deve também ser trabalhada pelos treinadores -   desenvolver mais a inteligencia dos seus jogadores (existe muita falta de inteligência futebolística, até nas grandes equipas).
TitosAgent

Obrigado pela entrevista

TitosAgent.com

Agentes de jugadores RFEF

Built with HTML5 and CSS3 | Copyright TitosAgent © 2012
Powered by Iris Design